quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A SEGURANÇA É RESPONSABILIDADE DE QUEM?

   O artigo 144 da Constituição federal diz que" A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:polícia federal; polícia rodoviária federal; polícia ferroviária federal(confesso que não conhecia); polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares.  
    No capítulo quinto e sexto,temos as seguintes frases: Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil ;  As polícias      militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Na última eleição Presidencial a candidata reeleita afirmou em programas eleitorais que iria fazer uma força tarefa entre todas as polícias,além das forças armadas,para combater a criminalidade no País.
    Passados mais de 50 dias e nada foi realizado pelo governo federal.Qual o motivo?O efetivo da Polícia Federal é pequeno e o que tem está ocupado com a corrupção?As forças armadas não tem treinamento específico para combater o crime nas ruas?
    Apenas 14% das 5.570 cidades brasileiras tem corpo de bombeiros,7 % tem delegacias especializadas como a das mulheres e querem dar segurança a nós cidadãos de bem?
    Nas pequenas ,médias e grandes cidades a droga se espalha como uma progressão aritmética,o crime organizado está cada vez mais aparelhado e os senhores deputados e senadores em Brasília aprovando uma manobra fiscal para o governo gastar mais, acabando literalmente com a lei de responsabilidade fiscal.
    Os crimes vão continuar aumentando, a insegurança vai ser a principal preocupação do brasileiro em 2015 e a pergunta vai continuar sem resposta.